domingo, 2 de Janeiro de 2011

Sou  Noemia F. Dos Santos, Casada mãe  de 3 filhos , moro  na  bahia  cidade de Jequié  Cidadad  atrativa por  tradições regionais  e  conhecida  com  cidade Sol , preservo a  as  raízes da  realidade e gosto  de compartilhar  entendimentos a nivél  mundial e  invisto  na  tecnologia  da  internet para ensentivar e  ajudar as  pessoas na  area  do  corte  e  costuras , e é onde  sai grandes  modas no  setor do  vestuarios..



Como a vovó fazia...

Tenho certeza absoluta que uma das maiores, melhores e mais importantes INFLUÊNCIAS na minha vida é minha AVÓ… entre outras mil qualidades, ela foi por muitos anos professora de CORTE E COSTURA nos fundos de casa e me lembro como era gostoso brincar com as caixas de costura e retalhos de ‘fazenda’, folhear os ‘figurinos’ italianos e, principalmente, vestir uma roupa SOB MEDIDA, escolhida e feita com carinho, só para vc. Mas parecia que isso era coisa do passado …

Então li que ainda existem cursos de corte e costura em escolas como SENAC eProModa e que essas aulas têm atraído um perfil bem especial de alunas: a maioria tem menos de 30 anos, uma em cada três não trabalha com moda e costura por puro… PRAZER! Woooow… tenho certeza que era isso que minha avó queria ensinar para suas alunas: fazer o que gosta só porque gosta (e ponto… cruz, vá lá!). Pelo menos foi o que ela inspirou em mim. Obrigada avozitcha, eu AMO vc!

APRENDENDO A COSTURAR - saia evasê

Todo modelo de saia é feito a partir do molde básico para saia reta, e hoje vamos modelar uma saia evasê que é aquela que vai se abrindo e forma um A.

Esse tipo de saia não possui pences, e as adaptações são iguais para frente e costas. Acompanhem o diagrama:









* A partir do modelo básico, trace uma linha vertical A-B, que vai sair da ponta da pence e descer até a bainha. Feito isso, corte essa linha com a tesoura.


* Feche a pence no molde, unindo os dois pontos C. Quando fizer isso, o corte do molde vai se abrir e alargar a saia para baixo.


* Como a curva do quadril não se altera com o fechamento da pence, a cruva formada vai ficar muito aberta, então é necessária uma correção: marque 1cm para dentro do molde, no ponto D, fazendo o ponto D'.


* Desse ponto D', desça a reta lateral até o ponto E e suba uma curva suave até a cintura. Na imagem, a linha pontilhada mostra o risco original.


* Pra terminar, cole um papel por baixo da abertura do corte, e arredonde um pouco a ligação dos pontos B e B.


* O molde deverá ficar assim:


A saia pode ser cortada também sem costuras laterais, e o zíper pode ser montado tanto na costura lateral quanto numa costura no meio das costas ou na frente.


Outras adaptações podem ser feitas. Se quiser modelar uma pala é só medir um ponto da cintura até a altura desejada, como por exemplo a altura dos quadris, e daí riscar uma linha no formato desejado. Depois recorte.


Qualquer outra adaptação, para recortes e detalhes, podem ser feitos da mesma forma, é só "ler" o molde de acordo com o modelo escolhido.


Sem comentários:

Enviar um comentário